Enem 2008: inscrições estão abertas

Fonte: INEP

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio de 2008, o Enem, estão abertas até o dia 30 de maio. O interessado pode se inscrever pela internet ou nas agências dos Correios. A prova será realizada no dia 31 de agosto, às 13 horas (horário de Brasília).

Podem se inscrever ao Enem tanto estudantes que vão concluir o ensino médio em 2008 quanto pessoas que já o concluíram em anos anteriores.

Inscrições pelos Correios
Todas as escolas que preencheram o Censo Escolar 2007 vão receber fichas de inscrição. Alunos da rede pública podem retirar a ficha na escola e, depois de preenchida, entregá-la numa das agências dos Correios. A inscrição é gratuita para estudantes das escolas públicas.

Estudantes da rede privada de ensino também podem retirar a ficha na própria escola, mas devem efetuar pagamento de taxa no valor de 35 reais, em qualquer agência bancária, antes de entregar a ficha nos Correios. Quem já finalizou os estudos em anos anteriores, ou seja, o egresso do ensino médio, pode retirar a ficha direto nos Correios e também pagará 35 reais pela inscrição.

Ficam isentos de pagamento os egressos e os concluintes de instituições particulares que se declararem carentes.

Inscrições pela Internet
Para realizar a inscrição via Internet, o interessado deverá acessar a página www.enem.inep.gov.br/inscricao, preencher a ficha e imprimir o comprovante. Quem optar pela inscrição via rede mundial de computadores, no caso de egressos e estudantes de escolas privadas, não poderá solicitar isenção de taxa. Isso porque o sistema gera boleto automaticamente, que deve ser pago em qualquer agência bancária. O boleto estará disponível na página do Inep até o dia 25 de julho.

Necessidades especiais
Os alunos com necessidades educacionais especiais deverão declarar no ato da inscrição o tipo de atendimento de que necessita para a realização do Enem, como condição para que possam receber atendimento apropriado. Para atendimento nas unidades prisionais e hospitalares é necessário que a coordenação desses locais informe diretamente ao Inep a situação de seus matriculados até o dia 13 de junho

Confirmação
Independente da forma escolhida para inscrição, o aluno receberá, até o dia 18 de agosto, o cartão de confirmação com a hora, data e local da prova, no endereço indicado no ato da inscrição. Se não receber até essa data, o inscrito deverá procurar uma agência dos Correios ou acessar a página do Inep para consultar a escola em que fará o exame.

O exame, que é de caráter voluntário, terá 63 questões objetivas de múltipla escolha, que abrangerão várias áreas de conhecimento, além de uma proposta para a redação. O estudante terá cinco horas para a realização da prova. Aqueles que fizeram a prova em anos anteriores, caso tenham interesse, poderão se inscrever novamente no Enem 2008.

Em 2007, cerca de 3 milhões de alunos se inscreveram no exame. O Enem serve de seleção para distribuição de bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os resultados também são utilizados nos processos seletivos de quase 500 Instituições de Ensino Superior (IES).

Resultados
O estudante receberá em casa, a partir da segunda quinzena de novembro, o Boletim Individual de Resultados. O participante poderá também acessar o boletim pela Internet, tendo em mãos o CPF e a senha de acesso.

Veja aqui a portaria que estabelece a sistemática para a realização do Enem 2008.

Assessoria de Imprensa do Inep

Comentários

Neto Morais disse…
Ja me inscrevi. ano passado tive um bom desempenho na prova, mas cai muito na redaçao, esse ano espero melhorar.