Solucionando, ou pelo menos tentando solucionar a maior dúvida dos candidatos dos Exames Supletivo de 2007.
Leia com atenção!
Como a maioria já percebeu, no ano de 2007 a Secretaria de Educação aderiu ao ENCCEJA (EXAME NACIONAL DE CERTIFICAÇÃO DE COMPETENCIA E HABILIDADES PARA JOVENS E ADULTOS), coordenado pelo INEP – MEC.
Com essa Novidade muita gente ficou meio perdida com relação a porcentagem de acerto para a aprovação.
Nos anos anteriores o método usado para a correção dos cartões respostas era que se o candidato alcançasse o mínimo de 50% de acertos seria considerado APROVADO e com menos de 50% REPROVADO.
Mas agora com esse novo molde a coisa mudou!
As respostas dos candidatos são avaliadas e calculadas através do Índice de Proficiência.
O que seria isso?
Explicando:
As perguntas que tiverem o índice menor de acertos valerão mais pontos e as que tiverem o menor índice de acerto valerão menos pontos.
Assim podemos entender que: se muitas pessoas acertarem a 1ª questão de matemática ela será considerada uma pergunta fácil e valerá menos do que a que poucas pessoas acertarem.
Porque é importante eu saber isso?
A importância dessa matéria é para alertá-los que mesmo que você tenha em mãos a quantidade de acertos que conseguiu nas provas e pelas suas contas você tenha acertado 50% ou 60% das questões, isso não quer dizer que você tenha obtido aprovação até que todos os cartões tenham sido corrigidos e o calculo estiver completo.
Assim podemos deduzir que existe a possibilidade de que uma pessoa que tenha acertado 15 das 30 (50%) questões tenha sido REPROVADA e outra que acertou 13 das 30 (menos de 50%) tenha sido APROVADA.
Então não assuma nenhum compromisso contando com essa aprovação até que tenha o resultado oficial do INEP em mãos! Ok???
Agora, como saberei se fui aprovado ou não?
O INEP vai disponibilizar os resultados a partir do mês de março no seu site: www.inep.gov.br
Comentários