Festa do Aipim em TINGUÁ

Festa do Aipim pretende atrair 50 mil pessoas a Tinguá

Considerado o maior festival gastronômico da Baixada Fluminense, a Festa do Aipim acontecerá de 10 a 13 de julho, em Tinguá, e promete atrair cerca de 50 mil pessoas neste ano, segundo coordenadores do projeto Sabor Tinguá, que organiza o evento, em parceria com a Prefeitura de Nova Iguaçu. Os freqüentadores poderão saborear mais de 60 pratos especiais, como lasanha, nhoque, vaca atolada, pudim de tapioca, pizza, torta e cocada, todos feitos com o aipim, também conhecido como mandioca ou macaxeira. As iguarias poderão ser encontradas em 40 barracas, que ficarão localizadas na praça principal do bairro.

Esta será a quinta edição da Festa do Aipim. A estimativa é de que neste ano sejam consumidas oito toneladas do alimento, rico em fibras. Em 2007 foram seis toneladas e 40 mil visitantes. O evento começará às 19h, e serão quatro dias ininterruptos (96 horas) de festival. Haverá campeonato de gastronomia e concurso para a rainha da festa. Os apreciadores de boa comida terão a oportunidade de conhecer o artesanato local, inclusive assistir a shows de bandas gospel da Baixada Fluminense e apresentação de grupos de MPB e forró.

Levantamento realizado pela Associação de Moradores e Amigos do Tinguá (Amat), a Festa do Aipim deve gerar cerca de 200 empregos temporários este ano e movimentar mais de R$ 200 mil durante os dias de festa.

Pelas mãos dos "chefes de cozinha", a raiz originária da América do Sul também é transformada em empada, salgadinhos, manjar, batida, etc. O cultivo do aipim é tão forte em Tinguá que a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) promove a capacitação dos agricultores da região."A empresa faz um treinamento de quatro meses. Os técnicos passam conhecimentos de culinária, higiene e dicas de utilização do aipim, possibilitando a geração de renda", disse Amarílio Alves de Andrade, popularmente conhecido como Marré, e um dos responsáveis pelo projeto Sabor Tinguá.
 
Fonte: Site da Prefeitura de Nova Iguaçu http://www.novaiguacu.rj.gov.br
 

Comentários