Passeios & Excursões no Rio de Janeiro


Rio é famoso pelas praias de Copacabana e Ipanema, pela estátua gigante do Cristo sobre o Corcovado (uma monumental obra denominada "Cristo Redentor"), pelo Carnaval, e pelo morro monolítico "Pão de Açúcar".

Esta cidade é reconhecida também pelas suas características geográficas e urbanas ao estar construída em uma zona pouco propícia para o estabelecimento de uma metrópole, limitada pelo oceano e pela serra, o que faz com que o largo da cidade se reduza a menos de dez quadras.

Ao norte da praia do Leme, situa-se a Lagoa Rodrigo de Freitas, característica geográfica que junto com as anteriores requereram um esforço extra dos urbanistas.

A solução achada foi encontrar numerosos túneis e pontes para fazer possível o tráfico entre as diferentes áreas da cidade, aspecto que resultou pitoresco e original demais.

Toda esta particularidade e beleza urbanística é um valor agregado à variada oferta recreativa, turística e esportiva que oferece a cidade de Rio de Janeiro; do mergulho e os tours pelas favelas, até suas praias e diversos passeios culturais.

Praias do Rio de Janeiro

PRAIAS DO RIO

Pão de Açúcar

O nome deste morro não tem nada a ver com o pão e suas variedades.

De acordo com uma versão do historiador Vieira Fazenda se refere aos blocos de açúcar de forma cônica que se preparavam para sua exportação no século XVI.

Em espanhol e outras línguas é conhecido como "Pan de Azúcar" .

Constituem o Pão de Açúcar, o morro do mesmo nome, o morro de Urca e o morro da Babilônia. Este morro junto com o Cristo Redentor é o cartão postal mais importante do Rio de Janeiro.

Simplesmente a beleza de sua formação rochosa delimitada pelas águas da Bahia de Guanabara, se constitui como uma magnífica obra de arte natural, sendo assim uma referência turística da cidade em nível internacional.

Pão de Açúcar Rio de Janeiro

PÃO DE AÇÚCAR

Cristo Redentor

A construção de um monumento religioso na cidade foi sugerida pela primeira vez em 1859, pelo padre Pedro Maria Boss e pela princesa Isabel. A idéia foi retomada em 1921, ao aproximar-se a comemoração do centenário da Independência.

A primeira pedra foi colocada em 4 de abril de 1922, mas as obras começaram em 1926. Alguns dos colaboradores em sua realização foram o engenheiro Heitor da Silva Costa, o artista plástico Carlos Oswald e o escultor francês Paul Landowski.

A estátua do Cristo Redentor localiza-se a 709 msnm, no topo do morro do Corcovado. Tem uma altura total de 38 metros, dos quais 8 pertencem ao pedestal. Foi inaugurado em 13 de outubro de 1931, depois de aproximadamente 5 anos de obras.

Conhecido como símbolo, não apenas da cidade de Rio de Janeiro, mas também do Brasil, a estátua do Cristo Redentor é captada pelas lentes de 2 milhões de turistas que contemplam e transformam este ponto turístico em uma verdadeira"Torre de Babel".

Atualmente disputa junto com mais de 20 monumentos um lugar entre as "Novas Sete Maravilhas do Mundo".

Cristo Redentor Rio de Janeiro

CRISTO REDENTOR

Estádio de Maracanã

O encarregado dos primeiros trabalhos do estádio foi o engenheiro Joan Esteban. Foi inaugurado em 24 de junho de 1950 denominado Estádio Municipal, mas em 1964 ganhou seu nome atual Mário Filho, em honor ao jornalista fundador do Journal dos Sport.

No entanto para os moradores seu nome foi e, com certeza, continuará sendo, Maracanã, nome que provém de um pássaro que habitava o local onde atualmente se localiza esta construção.

Aqui foi disputada a final do mundial de 1950, entre as seleções de futebol do Brasil e Uruguai. A vitória por 2 a 1, passou à história como o "Maracanaço", hoje considerado um dos símbolos da história dos campeonatos de futebol do mundo.

MARACANÃEstádio de Maracanã Rio de Janeiro

Entre em contato conosco e Monte seu Roteiro.


Comentários