Mais de 120 Mil Vagas em Cursos Gratuitos na FAETEC - RJ

Qualificações são oferecidas em 110 unidades da Fundação de Apoio à Escola Técnica em todo o estado
A Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica), vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia, abriu nesta terça-feira (21/1) as inscrições para 123.687 vagas em cursos gratuitos. As oportunidades são distribuídas em 110 unidades da Fundação em todo o estado, com opções que buscam capacitar profissionais em diversos setores da economia. Os interessados devem se cadastrar até 4 de fevereiro no site www.faetec.rj.gov.br.
 
Ao todo, são 101.981 oportunidades em qualificação profissional, voltados para as exigências do mercado de trabalho, e as demais são para Atividades Artístico-Culturais e Físico-Esportivas.

– Iniciamos o período letivo com uma grande oferta de vagas em cursos de qualificação profissional de curta duração. Nosso foco, em 2014, continua sendo no aprimoramento da mão de obra de acordo com as vocações regionais, oferecendo uma gama variada de cursos e ampliando o número de CVTs (Centros Vocacionais Tecnológicos) no estado – afirmou o secretário de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca.

Os destaques da primeira rodada são os cursos com foco estratégico para atender os grandes eventos que chegam ao Brasil, como a Copa do Mundo, que acontece em junho deste ano, e as Olimpíadas de 2016. Mais de 26,2 mil vagas darão oportunidades de assegurar o aprendizado de um novo idioma, como Inglês, Espanhol ou Francês. Os cursos de Agente de Informações Turísticas, Camareira em Meios de Hospedagem e Garçom também estão entre as novas opções.

– Os cursos profissionalizantes da Fundação qualificam os profissionais para o mercado de trabalho, valorizam o currículo e ainda trazem mais qualidade de vida para os alunos, por estarem localizados em regiões de fácil acesso. O Estado do Rio necessita de bons profissionais para a realização dos eventos a serem realizados no Brasil – explicou o presidente da Faetec, Celso Pansera.
 
Dois cursos por CPF

Os interessados poderão escolher até dois cursos diferentes por CPF, sendo que uma das opções deve ser Informática ou Idiomas. Para se candidatar é preciso ter o Ensino Fundamental completo e, dependendo do curso, a idade mínima varia de 14 a 18 anos. Os cursos têm duração de 12 a 20 semanas, exceto o de NR-10 Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade, com duração de um mês.

O sorteio público das vagas será realizado no dia 6 do próximo mês, a partir das 9h, e a listagem completa publicada no site logo no dia seguinte. Após a publicação, os candidatos sorteados terão entre os dias 7 e 11 para efetivar a matrícula. As aulas começam em 10 de março.


Serviço
Inscrições: até 4 de fevereiro

Sorteio: 6 de fevereiro

Resultado do Sorteio: 7 de fevereiro

Matrícula: 7 a 11 de fevereiro

Matrícula nas vagas ociosas: 17 a 19 de fevereiro

Início das aulas: 10 de março
Fonte: http://www.rj.gov.br/web/imprensa/exibeconteudo?article-id=1929865

Comentários